Dia da Educação: Papel dos pais e escola na complexa missão de educar - Colégio PoliBrasil

Dia da Educação: Papel dos pais e escola na complexa missão de educar

Dia da Educação: Papel dos pais e escola

na complexa missão de educar

Hoje, dia 28 de abril, é o Dia Internacional da Educação. Quando há uma reflexão sobre o tema, certamente a escola é o ponto de análise da maioria das pessoas. Porém, a educação deve ser discutida no âmbito escolar e, especialmente, familiar, pois é em casa que se formam as bases e referências das crianças. Mas, para muitas famílias educar os filhos têm sido um desafio quase impossível de vencer!

Para ajudar os pais na difícil missão de educar os filhos, algumas escolas evoluíram, se capacitaram e hoje ultrapassam o ensino pedagógico presencial da sala de aula. Elas são à base do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos seus alunos e também apoio aos pais nessa jornada do aprendizado.  

No entanto, mesmo com esse apoio pedagógico e emocional da escola, é preciso que a família também compreenda que seu papel vai além do simples sustento, como alimentação, moradia, vestuário e obrigações diárias, como levar os filhos à escola e fiscalizar tarefas básicas, como escovar os dentes. Essa família é responsável pelos valores sociais, éticos e morais e pela missão de formar cidadãos.

Apesar disso, muitas famílias têm passado para a escola a responsabilidade de instruir e educar seus filhos. Esperam que os professores transmitam valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento, desde hábitos de higiene pessoal até boas maneiras. Justificam que trabalham demais e que estão cada dia mais sem tempo para os filhos.

Mas, a educação familiar é à base de todo cidadão e, infelizmente, a escola não pode e nem consegue exercer esse papel. “Os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação do filho. A participação dos pais no ambiente escolar é primordial para desenvolver filhos protagonistas de suas vidas e aprendizados. Por isso, é necessário que seja valorizada a aliança entre família e a escola. Um dos pilares do colégio é justamente essa parceria”, disse Fernanda Andreello, vice-diretora do Colégio PoliBrasil.

PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA

Essa parceria é algo muito forte e valorizado no Colégio PoliBrasil. Para fortalecer esse laço e ajudar os pais com a missão de educar e nortear os caminhos dos filhos, foi criada a Universidade da Família, que propõem encontros individualizados e reuniões pedagógicas, com o intuito de auxiliar os pais nas principais dúvidas sobre a educação dos filhos, com palestras e encontros com especialistas e outras dinâmicas personalizadas.

É uma maneira profissional e eficiente para ajudar os pais. “Esse é nosso grande diferencial: estar perto das famílias, conhecer cada alunos, sua história, entender suas dificuldades e depois de entender o aluno, dar o apoio que as famílias precisam. Se necessário, com orientações e diretrizes, com o objetivo de garantir a aprendizagem e o crescimento pessoal de cada aluno”, explicou Fernanda.

A vice-diretora reforça: “A integração entre os sistemas escola-aluno-família é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na faixa etária escolar. Por isso, o Colégio PoliBrasil investiu nessa aliança, que tem sido um dos pontos mais elogiados pelos pais.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *