É possível aprender melhor? - Colégio PoliBrasil

É possível aprender melhor?

Em nossas memórias escolares, podemos nos recordar daqueles longos dias de estudos. Muitas vezes, em meio a tantos conteúdos, fórmulas, letras e números, encontrávamos os sentimentos de frustração, desmotivação e ansiedade, principalmente diante das avaliações e seus resultados. Um olhar desatento pode enxergar este recorte tão comum apenas como uma falta de dedicação e compromisso com as demandas escolares, mas ao longo do tempo e com experiências que muitas vezes vão além da escola, percebemos que a construção do conhecimento se dá de formas diferentes para cada pessoa, portanto cada indivíduo pode precisar de estratégias, técnicas e ferramentas diversas para aprender, e com isso ter melhores resultados. Primeiramente, é necessário assumir uma postura ativa diante do aprendizado e buscar métodos de estudos eficientes diante da sua realidade, isso pode ser a chave do aprender a aprender – habilidade profundamente necessária no universo dentro e fora da sala de aula. Sabemos que são diversos aspectos que podem interferir no processo de aprendizagem: o ambiente, o contexto familiar, econômico, emocional e social podem impactar, assim como as características de cada indivíduo podem influenciar, e é por isso que a construção do conhecimento acontece de formas diferentes e a autonomia neste processo torna-se essencial. Diante deste cenário, vamos explorar algumas dicas que podem ajudar na organização dos estudos dos alunos para que se tornem mais eficientes e gratificantes, seja para o mundo acadêmico, profissional ou conhecimento pessoal.

Construa um cronograma de estudos: organize uma rotina de estudos contemplando momentos para cada conteúdo, pausas e outras atividades. Leve em consideração inclusive os finais de semana. Em conformidade com seu cronograma de estudos, estabeleça metas claras do tempo e tarefas que desejar realizar.

Faça testes: periodicamente, responda questões e faça exercícios acerca dos conteúdos estudados. No caso do estudo para vestibulares, faça provas antigas. Também é válido testar os conhecimentos através dos flashcards, individualmente ou em dupla. O método consiste em utilizar cartões para testar a memória. De um lado do cartão fica a pergunta, e do outro, a resposta.

Evite ser multitarefa: concentre-se em uma tarefa de cada vez. Realizar muitas atividades ao mesmo tempo pode reduzir a eficácia dos estudos e pode causar estresse e exaustão. Ser multitarefa aumenta a possibilidade de cometer erros, já que sua atenção ficará dividida.

Cuide do seu ambiente: organize o espaço em que irá estudar, ele precisa ser tranquilo, bem iluminado e é importante manter todas as distrações longe. Se possível, deixe celulares e jogos em outro cômodo.

Mantenha seu corpo e mente saudáveis: mantenha uma alimentação equilibrada, pratique exercícios físicos de forma regular e organize o tempo de sono de forma adequada. Não se esqueça também de beber água suficiente e sempre que sentir necessidade, lembre-se de fazer alguns exercícios de respiração: inspirar e expirar lentamente já pode fazer toda a diferença em momentos de tensão.

Faça atividades de lazer: uma rotina saudável precisa incluir atividades de lazer, hobbies ou momentos de descanso. Esse fator é muito importante para reduzir o estresse e até mesmo incentivar a criatividade.

Organize grupos de estudos: esta pode ser uma maneira eficaz de aprender com os outros e compartilhar técnicas e ferramentas de estudos. Afinal é possível discutir, praticar e ensinar atividades que necessitam de um bom entendimento do assunto.

Experimente diferentes métodos de estudos: por fim, lembre-se de que não há uma receita única para estudar de forma eficiente e obter os resultados desejados. Há pessoas que aprendem mais por meio da leitura e escrita, outros são mais visuais, portanto utilizam muitas imagens e cores, há ainda aqueles que gostam de ouvir e muitas pessoas aprendem mais por meio da prática, da vivência. Cada pessoa tem seu modo de aprender!

Dentro da escola, a formação do aluno vai muito além das dimensões cognitiva e afetiva, a habilidade de aprender a aprender, por exemplo, será levada para a vida. A Metodologia OPEE visa a educação integral e integrada do aluno, então desenvolve propostas que buscam sua formação em todas as suas dimensões, essencialmente no âmbito social e emocional, trabalhando, portanto, com as competências socioemocionais. Em meio à rotina de estudos serão essenciais habilidades como autodisciplina, automotivação, resiliência, criatividade, entre muitas outras para lidar com os desafios do mundo hoje.

Dessa forma, percebemos que estudar não é apenas uma ferramenta para ter bons resultados, e sim um meio de conhecer mais sobre si, sobre o outro, sobre o mundo.

Você sabia?

A partir de 2024, os livros do Ensino Médio receberão a seção Métodos de Estudos em todos os módulos de trabalho. Os alunos terão a chance de organizar e desenvolver técnicas de estudos desde o início do ano letivo, de forma estruturada e regular.

Texto: Ellen Sassaki