Saúde financeira - 6 práticas que todos deveríamos ter aprendido na escola - Colégio PoliBrasil

Saúde financeira – 6 práticas que todos deveríamos ter aprendido na escola

Puxa! Como eu gostaria de ter aprendido essas 6 práticas na escola…

Já aconteceu com você? Ao se deparar com um desafio, pensar – como eu gostaria de ter aprendido isso na escola!

Pois é, desde 2008 quando o Léo Silva e eu começamos a compartilhar nossos aprendizados financeiros, depois de superar desafios e conquistar a nossa sustentabilidade financeira, começamos a ouvir essa frase das pessoas que conheciam o Método dos 6Gs.

Estou escrevendo este texto para que você também possa simplificar decisões no dia a dia, tornar os assuntos que envolvam dinheiro mais leves e melhorar sua saúde financeira, mesmo sem ter aprendido isso na escola. Felizmente, desde 2013, temos o programa ensinando essas bases em escolas de todo o Brasil.

As pesquisas atuais têm mostrado que os problemas financeiros estão aumentando e afetando a saúde das pessoas. Não estou me referindo somente à saúde financeira, mas à saúde mental e física também. O dinheiro é geralmente tratado com muitas emoções, causa stress e, sem ele, fica difícil manter tratamentos e hábitos saudáveis de vida.

Ao ter acesso ao dinheiro, é perceptível que ele não compra a felicidade, a saúde ou uma boa noite de sono, e que a falta dele é capaz de prejudicar tudo isso. Então, a ideia é que você passe a dominar alguns princípios básicos e que perceba em quê precisa estar focado e vigilante para construir a sustentabilidade financeira, isto é, ter dinheiro suficiente para levar o estilo de vida escolhido, hoje e no futuro.

A sustentabilidade vai muito além do conceito de equilíbrio financeiro, pois leva em consideração o fluxo de dinheiro, com as entradas e saídas, e inclui a perspectiva de tempo, levando em consideração o atendimento de necessidades e a realização de desejos atuais e futuros.

O primeiro G que precisamos dominar é o de GERAR dinheiro – desenvolver a capacidade de perceber habilidades, agir, estudar, aprender e empreender para ter renda ativa, que depende de tempo e esforço pessoal envolvidos.

O segundo é GASTAR dinheiro – aprender a direcionar o dinheiro para suprir necessidades e atender aos desejos atuais, no dia a dia, fazendo escolhas de consumo responsáveis, de acordo com os valores pessoais, os limites financeiros do presente, os impactos sociais e ambientais desse consumo.

O terceiro é GUARDAR dinheiro – habilidade de não gastar todo o dinheiro que recebe e ser capaz de identificar necessidades e desejos futuros, e guardar dinheiro mensalmente para alcançar esses objetivos. Uma dica importante! Não espere ter dinheiro sobrando, comece a guardar mesmo que seja pequena quantidade. Sugerimos que guarde para atingir objetivos de segurança e de conforto.

Comece imaginando o seu futuro ideal e liste objetivos em duas áreas: SEGURANÇA (itens que contribuam para uma vida mais segura, por exemplo, reserva para saúde, imprevistos, futuro dos filhos etc.) e CONFORTO (itens que contribuam para aumentar o bem-estar, como lazer, viagens, carros, doações etc.). Guarde dinheiro também para sua INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA que é o dinheiro usado para fazer investimentos focados em construir o quarto G.

O quarto G é GANHAR dinheiro com investimentos – capacidade de colocar o dinheiro para trabalhar e gerar renda extra, renda passiva, que não depende mais de tempo e dedicação diários. Por exemplo: aluguéis, dividendos, direitos autorais. Ao longo do tempo, esta renda adicional poderá complementar e até pagar seu custo de vida.

O quinto G é GERIR o fluxo de dinheiro – ser capaz de administrar, de forma consciente e harmônica, os 4Gs para a construção, a efetivação e a manutenção da sustentabilidade financeira. A economia é dinâmica, o mundo está interligado e somos afetados por muitos fatores incontroláveis como vimos acontecer com a pandemia, guerra… então, nos resta melhor preparação para enxergar os sinais e reação mais rápida e estratégica para reduzir possíveis impactos negativos.

O sexto G é a GRATIDÃO – ser capaz de perceber, reconhecer e valorizar tudo o que se tem e tudo o que se é, independentemente da quantidade de dinheiro e do estilo de vida em questão. O dinheiro é apenas mais um dos recursos que usamos no dia a dia, acreditamos que ele é um meio e não deveria ser o fim.

Observe essas 6 áreas da sua vida financeira, faça ajustes nos Gs que estiverem mais frágeis e potencialize os que estiverem fortes. A ideia é ser capaz de se libertar de pressões sociais, familiares e da mídia, desenvolver autoconhecimento e colocar o dinheiro para suprir suas necessidades e desejos. Leve em consideração aspectos éticos e ambientais, e, sem dúvida, estará contribuindo para melhorar a sua vida, da sua família e das pessoas ao redor. Faça parte dessa transformAÇÃO!

Texto:
 Carolina Ligocki | Metodologia OPEE