Acidentes de trabalho aumentam 30% em 2021
É preciso cuidar do que tem de mais valioso, o capital humano de sua empresa.
Você sabe como está a saúde do seu trabalhador? Quais são as principais queixas? Ele se adaptou as mudanças e consequências da pandemia Covid-19? Como está o seu bem estar físico, mental e social?
Se não tem as respostas, é hora de uma ação conjunta entre Gestão de Pessoas, Técnico de Segurança do Trabalho, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e outros profissionais envolvidos. Apresente sua percepção sobre o atual momento, ouça a equipe, e a partir daí desenvolvam um programa, iniciando pela melhoria da comunicação entre todos para que seja de fato satisfatória.
É importante também acompanhar e avaliar o cenário referente aos acidentes de trabalho no Brasil. No ano de 2021, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) os dados não são nada positivos. Foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, o que corresponde o aumento de 30% em relação a 2020.
A legislação brasileira conta com as Normas Regulamentadoras (NRs) que são obrigatórias tanto na empresa pública, como na privada. Mas, além das NRs e a fiscalização, é preciso trabalhar com o maior desafio, a conscientização por parte das empresas em fazer a lei funcionar, colocando as em prática. Por isso, o foco inicial é você gestor.
Então, retorne as perguntas feitas no início desse artigo. Porque, se os objetivos da sua empresa são reter talentos, ganhar produtividade, fortalecer a imagem, reduzir faltas e atrasos, contar com uma equipe de fato satisfeita e melhorar a comunicação entre os clientes interno e externo, você deve buscar rapidamente as respostas com sua equipe, e desenvolver programas voltados ao bem estar.
Ações simples fazem toda a diferença. Para as empresas de pequeno porte vão algumas orientações importantes:
- Inteirar das NRs,
- Se atualizar sobre as informações referentes ao bem estar do trabalhador,
- Promover palestras e treinamentos,
- Fazer parcerias com academias ou centros de saúde,
- Criar um canal de comunicação eficaz,
- Incentivar pausas para descanso,
- Cuidar da ergonomia, com atenção para mobiliário e iluminação.
O cuidado com o seu capital humano deve fazer parte da rotina das organizações. É um desafio que precisa ser abraçado agora. Não espere fazer parte de uma estatística. Acredite, pequenas ações quando devidamente implantadas por uma equipe comprometida e especializada podem salvar vidas! Você aceita o desafio? Então, comece respondendo às perguntas apresentadas no início do artigo.
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Flávia Góes Vieira Salgueiro Formada em Jornalista e Recursos Humanos, com MBA em Gestão de Pessoas, Pós em Metodologias em EAD e Mestre em Educação. Docente dos cursos técnicos do Colégio PoliBrasil