Início do Ensino Fundamental é momento decisivo no desenvolvimento da criança - Colégio PoliBrasil

Início do Ensino Fundamental é momento decisivo no desenvolvimento da criança

colegio polibrasil ensino médio fundamental

Entenda a importância desse novo ciclo na vida do seu filho.

Os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente o 1º ano, é um período muito especial na vida escolar das crianças e terá influência durante toda a sua trajetória acadêmica. É nessa fase que acontece a mudança de uma aprendizagem mais lúdica, de momentos de brincadeiras para um ensino mais formal, mais estruturado e sistematizado, principalmente com a aquisição da leitura e escrita, o que permite a ampliação dos conhecimentos e maior compreensão do mundo, por isso a escolha da escola deve ser bem criteriosa.

Para nós do Colégio PoliBrasil, a criança é um sujeito em transformação que já traz uma história construída e a partir dessas histórias que nossas práticas de processo ensino-aprendizagem irão trazer significado para o ato de ler e escrever de nossas crianças, pois é nessa etapa que as experimentações com a leitura e escrita da língua materna começam a ter mais sentido para os estudantes.

Nós entendemos que é preciso alfabetizar e letrar aos mesmo tempo. Alfabetização e letramento são termos diferentes porém indissociáveis, caminham lado a lado.

Alfabetização é a desenvolvimento da aprendizagem da competência de ler e escrever. Letramento é o uso competente dessa habilidade que foi aprendida dentro dos contextos de práticas sociais.

O processo de alfabetização não precisa iniciar e finalizar no 1º ano do Ensino Fundamental, o segundo ano dá continuidade e ainda pode ampliar o processo, já que as crianças estão mais seguras para utilizarem a leitura e escrita como forma de comunicação, durante esse período a ação pedagógica deve ter foco na alfabetização, a fim de garantir que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado, ou seja ler um texto não significa apenas decodificar as palavras, significa também ler e apropriar-se do mundo.

As famílias tem um papel fundamental nesse processo de alfabetização, participando de encontros periódicos de orientação para que possam entender, acompanhar e estimular as práticas de letramento e alfabetização.

Para atingir todos esses objetivos o colégio trabalha com o pilar da aprendizagem ativa, com estratégias didáticas que fazem com que o aluno desenvolve o espírito crítico, a autonomia, a experimentação, a criatividade e o prazer em aprender.

Além de disso trazemos a cultura digital para o universo da sala de aula, a criança aprende a se expressar, a se comunicar, a ler e escrever em diversos suportes e plataformas, não apenas no papel.

Nos primeiros anos escolares a criança está formando sua personalidade, desenvolvendo seus valores e condutas no seu relacionamento com o grupo e na convivência em todos os ambientes, por isso trabalhamos com o pilar da Formação Integral dos alunos, para que possam desenvolver habilidades para a vida.

No Colégio PoliBrasil os alunos criam suas hipóteses, solucionam conflitos e constroem conhecimentos diariamente, e os professores ficam no papel de mediadores desse processo educativo e evolutivo.

Acessem nossas mídias sociais, onde encontrarão informações importantes sobre a nossa identidade e propósito, aspectos da nossa rotina e entenderão um pouco mais sobre nosso método.

• Mais informações pelo (19) 3417-5200
  • Acesse www.colegiopolibrasil.com.br
  • Siga nossas mídias sociais para conhecer melhor nosso método: