PoliBrasil lança curso gratuito para vereadores com foco numa gestão pública responsável - Colégio PoliBrasil

vereadores

A Câmara de Vereadores lançou ontem, oficialmente, a Escola do Legislativo, que foi criada nos termos do Decreto Legislativo 63/14, com o intuito de aproximar a população do poder público, por meio da difusão de conhecimentos, com o oferecimento de cursos, palestras, entre outras atividades — todas gratuitas ou com ações voluntárias —, destinadas à formação e capacitação dos cidadãos e agentes públicos.

Três cursos estão com as inscrições abertas, que podem ser feitas no site escola.camarapiracicaba.sp.gov.br.

O primeiro curso disponível é o Advocacy: Ferramenta para Influenciar os Rumos do Brasil, que tem duração de quatro horas e ocorrerá no 3 de abril.

Também recebe inscrições atualmente o minicurso Transparência, Participação e Controle Social das Políticas Públicas, com duração de nove horas e início em 11 de abril, para munícipes em geral.

O outro curso que já tem ficha de inscrição à disposição é Desenvolvimento Comportamental e Competência Politica, destinado à vereadores, com duração de 32 horas e início marcado para 5 de abril.

As aulas serão ministradas nas dependências da Câmara, por docentes especializados.

Participaram da cerimônia de lançamento da Escola do Legislativo, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, na própria Casa de Leis, a vereadora Nancy Thame, diretora da Escola; o diretor do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara, Fábio Bragança, e a colaboradora do setor Fernanda Micossi, além do presidente da Câmara, Matheus Erler.

Conforme Nancy, a Escola do Legislativo não gera ônus para a Câmara e a relação com as entidades a oferecerem os cursos se dá por meio de termos de cooperação. “Os países que evoluem são os que pensam e ensinam a pensar e aceitam o diferente.

A nossa escola tem uma frente externa, que promove, principalmente, a cidadania, o fortalecimento de liderança e a difusão cultural”, disse a vereadora.

“O intuito maior da Escola é fazer com que as pessoas recebam as informações e as transforme em melhorias para a sociedade”, acrescentou Erler. Diretor do Colégio Polibrasil, Luiz André Filho disse que a instituição educacional iniciará na Escola do Legislativo projeto-piloto para formação de vereadores, em referência ao curso Desenvolvimento Comportamental e Competência Politica. “A proposta é trazer informações para que todos tenham um conhecimento mínimo de suas obrigações”, afirmou.