ENSINO FUNDAMENTAL I - Colégio PoliBrasil

005 - Cabeçalho

 

Colégio PoliBrasil: UMA GRANDE FAMÍLIA

Fundado em 1970, o Colégio PoliBrasil tem uma história de pioneirismo, pluralismo de segmentos e inovação. Nós ajudamos as famílias a transformar os sonhos de seus filhos em conquistas, por meio de uma educação humanizada, aliando tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras.

O Colégio PoliBrasil é uma grande família e queremos compartilhar com os pais a missão de transmitir aos filhos, os valores morais e sociais, para que possam construir suas próprias opiniões e conviverem pacificamente em nossa sociedade.

São 50 anos contribuindo junto com as famílias na construção do processo de transmissão de valores morais, sócio-emocionais e intelectuais, para que o aluno se torne o cidadão vitorioso e valorizado, capaz de gerar mudanças positivas na sociedade, transformando seus SONHOS em realidade e suas esperanças em CONQUISTAS.

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Sistema de Ensino

O método de ensino do Fundamental I (1º ao 5º ano) do Colégio PoliBrasil é sócio-construtivista, estimulando o aprendizado intelectual, emocional e social, cujo objetivo é o trabalho através da afetividade e no senso cooperativo promovendo o respeito para com seus pares.

Para isso, a escola estruturou espaços, materiais e estratégias de ensino e aprendizagem que façam com que o aluno sinta prazer em aprender, sendo ativo no processo ensino-aprendizagem e que sua capacidade intelectual seja constantemente exercitada através da curiosidade, ludicidade, investigação, reflexão, análise crítica, imaginação, criatividade, autonomia moral e intelectual nas dimensões individual e coletiva.

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NOSSA POPOSTA PEDAGÓGICA

Trabalhamos com 4 pilares que sustentam a nossa proposta pedagógica do Colégio PoliBrasil:

 

– Formação Integral do Aluno: O Colégio PoliBrasil se preocupa em desenvolver nos alunos tanto os aspectos cognitivos quanto o aspecto emocional.

O aspecto cognitivo está diretamente ligado com a aprendizagem, que é a principal responsabilidade da escola.

E o aspecto emocional, é a formação humana, são as habilidades para vida, as habilidades sócio-emocionais, ou seja, a forma como lidar com conflitos, o autoconhecimento, o relacionamento interpessoal, a autodisciplina, entre outras questões.

Quanto mais desenvolvido emocionalmente e socialmente um aluno está, melhor será a resposta cognitiva, ou seja, traz resultados positivos na aprendizagem.

 

– Ensino Híbrido: é a mescla das aulas presenciais com aulas on-line, mas com objetivos distintos para cada ambiente, ou seja, é a integração e complementação entre os dois ambientes.    Essa modalidade permite, entre outras possibilidades:

  • Autonomia do estudante;
  • Personalização da aprendizagem;
  • Adequação ao ritmo de cada aluno;
  • Otimização do tempo em sala de aula;
  • Exploração de diferentes espaços da aprendizagem.

 

 

O ensino híbrido possibilita que o estudante tenha acesso a inúmeras ferramentas de pesquisas, assista a vídeos, documentários, reportagens, entrevistas e tudo isso a seu tempo, respeitando seu ritmo e desenvolvendo com autonomia.

Dessa forma, as aulas presenciais são focadas nas interações, no compartilhamento das experiências, que sugerem maior engajamento das crianças e dos jovens, para que a escola faça sentido para essa geração conectada e articulada.

 

– Metodologias Ativas de Ensino: O objetivo das metodologias ativas é fazer do aluno o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, participando ativamente de sua jornada educativa. É estimular uma maior responsabilidade do estudante pela construção do próprio saber. Assim, ele se envolve no processo de aprendizado de maneira ativa, superando a ideia de aulas expositivas e com pouca interação do tradicional processo de ensino, com incentivo à experimentação, ao desafio intelectual, à descoberta e à solução de problemas, com projetos interdisciplinares, que se completam em unidades temáticas, respeito às diferenças e ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Nas metodologias ativas, o docente deixa de ser o detentor e apenas transmissor do conhecimento. Seu papel passa a ser de mediador da aprendizagem do aluno, mostrando erros e acertos ao longo do processo.

 

– Forte parceria Escola-aluno-família: Com o objetivo de compartilhar com os pais a nobre missão de educar, o Colégio PoliBrasil desenvolveu uma forte parceria entre aluno-escola-família. Essa parceria consiste em garantir o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões: intelectual, físico, emocional, social e cultural.

Esse projeto intensifica a comunicação com as famílias, no sentido de dialogar, orientar e, juntos, encontrar estratégias para solução de possíveis conflitos que possam estar dificultando o pleno desenvolvimento dos alunos.

Nesse conceito, o Colégio PoliBrasil criou a Universidade da Família, projeto que auxilia ainda mais a comunicação com as famílias, trazendo especialistas em várias áreas do relacionamento humano e da educação que, por meio de palestras, lives, roda de conversas, cursos, agregam valores fundamentais para aumentar e fortalecer a sagrada relação aluno-escola-família.


 

Material didático

O material didático é o “FTD – Sistema de Ensino” da Editora FTD, o qual possui consonância com a concepção pedagógica adotada pelo Colégio e é das mais consagradas e respeitadas do Brasil, possuindo quase 120 anos de experiência.

Além disso, o material integra conhecimentos aos recursos impressos e digitais, com o objetivo de estabelecer um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e coerente para o aluno.

O material está totalmente alinhado a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e integrada ao livro, trazendo os complementos exigidos pela BNCC das aprendizagens essenciais, como o desenvolvimento sócio-emocional e a utilização de tecnologias digitais.

 

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Disciplinas Complementares:

Além das atividades curriculares comuns, estão inseridos algumas disciplinas complementares, como:

– Robótica com Programação, a partir do 5º ano;

– Informática;

– Xadrez;

– Programa Bilíngue (no contra turno);

– Programas de incentivo a leitura;

 

– Projeto de Vida e Atitude Empreendedora: O objetivo dessa disciplina é assegurar a formação de jovens autônomos, solidários e competentes por meio de um novo modelo de escola, para que planejem e desenvolvam o seu Projeto de Vida e se tornem protagonistas de sua formação. O material OPEE Educação é uma jornada inspiradora com propósito e conexão que ampliam as temáticas que perpassam o desenvolvimento de competências sócio-emocionais, tais como autoconhecimento, inteligência emocional, empatia, colaboração, respeito, visão ética e muitas outras.


Estrutura Física:

Salas amplas, climatizadas, equipadas com recursos tecnológicos:

  • Brinquedoteca;
  • Cozinha experimental;
  • Refeitório;
  • Área de lazer e poliesportiva;
  • Ateliê de artes;
  • Biblioteca;
  • Laboratório de química e ciências;
  • Laboratório de Informática;
  • Laboratório Maker;
  • Anfiteatro;
  • Espaço Convívio.

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Atividades complementares no contra turno das aulas, período da manhã (opcional):

Estudos e Pesquisas:

– Orientação de estudos e lição de casa;

– Oficina de leitura e escrita;

– Aula de inglês;

– Informática.

 

Atividades esportivas e recreativas:

– Brincadeiras livres e dirigidas;

– Culinária;

– Oficina de Arte;

– Horta;

– Teatro;

– Musicalização;

– Atividades esportivas.


Venha conhecer nossa proposta pedagógica, nossa infraestrutura e nossos diferenciais, assim como todos os pais temos a preocupação com:

– Desenvolvimento integral dos nossos alunos, integração social, cultural e cognitiva;

– Desenvolvimento da autonomia moral e intelectual;

– Segurança dos alunos;

– Projetos para a adaptação dos alunos;

– Pedagogia do afeto.

 


Veja mais informações no vídeo abaixo: