EMPREGO: ENCONTRE O CAMINHO!

post-seguranca-do-trabalho-1024x536

Dificuldade para conquistar uma vaga pode estar na escolha da profissão

Está procurando um emprego? Em tempos de crise, tem mais chance de preencher as vagas quem tem no currículo uma profissão promissora, como é o caso do Técnico em Segurança do Trabalho, que apenas em Piracicaba, segundo informou o Ministério do Trabalho, ocorrem cerca de 185 contratações ao ano. O salário médio para a profissão é R$ 2.920,00.

Nas cidades próximas, são mais 263 vagas de emprego para técnicos em segurança do trabalho. Segundo o Sine (Site Nacional de Empregos) são: Campinas (174), Indaiatuba (18), Sorocaba (18), Sumaré (16), Americana (14), Hortolândia (12) e Jaguariúna (11). Se considerar todo o Estado de São Paulo, são 203.238 vagas abertas e esperando o seu currículo.

A importância deste profissional para o mercado de trabalho está justificada, também, pelo Anuário de Saúde do Trabalhador, elaborado pelo Dieese, que aponta um salto de 43% em dez anos nos números de acidentes de trabalho registrados no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), somando 559 mil casos em 2013 – último número disponível.

O acidente típico de trabalho (na execução do serviço) é o mais comum, respondendo por 77% do total de casos. Porém, diversas entidades que acompanham esses números afirmam que eles estão muito aquém dos reais.

Ainda de acordo com o INSS, a principal causa destes tipos de acidentes são a falta de fornecimento de equipamentos adequados pelas empresas e de negligência dos funcionários, que, muitas vezes, ignoram as instruções de segurança, afirma Marcos Hister, Técnico em Segurança do Trabalho do CEREST Piracicaba.

NÚMEROS LOCAIS

Em Piracicaba, o Sivat (Sistema de Vigilância em Acidentes do Trabalho de Piracicaba) indica que de janeiro até julho ocorrem 4.416 acidentes de trabalho, sendo uma média de 10 mil acidentes ao ano.

“O SUS (Sistema Único de Saúde) atende 86% dos acidentes de trabalho e são gastos mais de 2 milhões em tratamento dos acidentados. “Esse número aumenta cinco vezes se considerarmos a rede privada de saúde. Anualmente ocorrem mais de 5 milhões de acidentes no Brasil, registrados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cerca de 150 a 250 acidentes de trabalho são registrados semanalmente em Piracicaba, sendo que, desde outubro de 2003 até a data de 25 de novembro de 2015, foram registrados 102.867 ATs”, detalha Marcos Hister.

APROVEITE AS ÚLTIMAS VAGAS DA NOVA TURMA DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *