Como as famílias podem ajudar na escolha profissional dos seus filhos? - Colégio PoliBrasil

Como as famílias podem ajudar na escolha profissional dos seus filhos?

 

Como as famílias podem ajudar na escolha profissional dos seus filhos

 

A escolha profissional é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes na vida de jovens e adultos. E é justamente por esta importância que ela pode deixar de ser prazerosa e passar a ser um peso. Para que isso não aconteça, tanto a escola como a família, devem ser pontos convergentes neste processo de tomada de decisão.

imgmateriasiteA Metodologia OPEE está presente nas escolas de todo Brasil com o Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, em que crianças, adolescentes e jovens aprendem que a escolha profissional também faz parte do seu Projeto de Vida e neste caminho de descobertas alguns temas são importantes: autoconhecimento, escolha profissional, mercado de trabalho, atitude empreendedora, educação financeira e métodos de estudo. São caminhos que geram maior autonomia, maturidade e felicidade pautada em valores.

Neste cenário fica a pergunta: como as famílias podem ajudar na escolha profissional dos seus filhos?

Em 2019, a empresa Teenager, especialista em escolha profissional, fez uma pesquisa sobre a influência das pessoas na hora da escolha da profissão pelos jovens e concluiu que os pais exercem um papel fundamental neste momento. Veja o quadro abaixo:

As famílias devem ficar sempre atentas e engajadas na vida dos seus filhos e, na escolha profissional, influenciar não significa fazer a escolha da profissão pelos filhos, mas cumprir este papel de apoiador.

William Damon, autor do livro “O que o jovem quer da vida”, ressalta atitudes que as famílias podem adotar para favorecer a construção dos projetos e ideias para o futuro dos jovens, e essas mesmas atitudes podem ser repassadas como dicas para auxiliar na escolha profissional:

– Perceba com atenção a centelha e, depois, atice as chamas: praticar a arte de conversar, formulando boas perguntas e prestando atenção nas respostas. Exemplos de perguntas: o que você considera mais importante em sua vida? Por que você se importa com essas coisas? Você tem algum objetivo a longo prazo? Por que esses objetivos são importantes para você? Conhecer os filhos, significa conhecer os seus sonhos.

– Tire partido de oportunidades simples para iniciar um diálogo: solicitar a opinião dos filhos é uma boa maneira de construir o hábito de ouvir e prepara a família para perceber os primeiros indícios de uma escolha profissional.

– Seja receptivo e apoie as centelhas de interesse: aceitar os interesses dos filhos pode ser difícil quando ele busca uma profissão que não é do agrado da família. Contudo, quando a família fica atenta às oportunidades e apoia a escolha profissional dos filhos, eles sentem-se encorajados a construir o seu Projeto de Vida e sobretudo, sentem-se amados.

– Fale sobre o seu propósito e o significado que encontra no seu trabalho: compartilhar seus objetivos e o seu entendimento de Projeto de Vida, mesmo depois de um dia cansativo de trabalho, é bom tanto para você, como para os filhos, pois desta forma todos aprendem juntos o que é a vida e como lidar com as escolhas.

– Transmita a sabedoria sobre o lado prático da vida: os pais devem conversar com seus filhos sobre como atingir objetivos no mundo real, especialmente no mundo do trabalho. É surpreendente como tantas pessoas de sucesso relatam ter aprendido o segredo na profissão com a família.

– Apresente seus filhos a potenciais mentores: os pais devem permitir aos seus filhos encontrar com outros adultos capazes de despertar neles interesses e como trilhar o caminho da escolha profissional.

– Encoraje uma atitude empreendedora: quando verbalizada pelos pais com frequência suficiente, na verdade como uma espécie de mantra, uma simples frase de quatro palavras é o suficiente para transmitir a mensagem fundamental com relação aos grandes desafios: “Você pode fazer isso”, e mais: “Você pode escolher essa profissão”. Atitude empreendedora é a capacidade de empreender a própria vida e tornar-se protagonista dela.

– Alimente uma postura otimista: Gerar uma visão positiva da vida e das escolhas que fazemos diariamente, vai ajudar a família a fortalecer os filhos no processo de amadurecimento e escolha da profissão. Para comunicar atitudes positivas, os pais devem expressá-las regularmente, afinal, os filhos registram tudo o que os pais falam e fazem.

– Inspire a responsabilidade dos alunos: os pais devem ensinar aos filhos o princípio básico: “tudo o que você faz neste mundo conta”, a verdade é que fazemos diferença na vida das pessoas, tanto para o bem, como para o mal. A escolha da profissão é uma forma de contribuir por meio da sua marca pessoal para uma sociedade mais fraterna, justa e feliz.

E como a Metodologia OPEE pode contribuir no engajamento da família na escolha profissional dos filhos?

Sessão Família em Ação: no próprio livro do aluno, uma sessão exclusiva para ser trabalhada em família.

Projeto de Vida em Família: todos os anos um presente em forma de livro é pensado para ajudar as famílias nos diversos desafios na educação dos filhos e na construção do Projeto de Vida.

Aplicativo Escola para Pais: é um APP para as famílias que auxilia na escolha profissional e na educação dos filhos, com diversos conteúdos interessantes: vídeos, entrevistas, podcasts, dicas e contribuições de especialistas multidisciplinares e mais.

A parceria entre família e escola é fundamental no processo da escolha profissional.  Empatia, entusiasmo e diálogo são estratégias que devem ser adotadas nestes dois ambientes e são capazes de orientar para as escolhas profissionais, resumindo o que conversamos até agora.

Texto: Francisco Costa, Metodologia OPEE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *