Colégio PoliBrasil inova com aprendizagem criativa - Colégio PoliBrasil

Colégio PoliBrasil inova com aprendizagem criativa

Little maker

A aprendizagem ativa é baseada no estímulo do aluno a “aprender a aprender” ganha força com o ensino remoto.

Para aumentar o interesse dos alunos pelo novo modelo de educação, o Colégio PoliBrasil firmou parceria com a Little Maker para o Ensino Fundamental I. Esse sistema traz estratégias didáticas ativas, que promovem uma aprendizagem criativa e tornam os alunos mais ativos, engajados e felizes.

A nova metodologia tem o papel de garantir a retenção de alunos, com meios que permitam entenderem o seu lugar como protagonistas no seu desenvolvimento e como agentes criadores de soluções para si e para os outros.

A metodologia Little Maker utiliza a tecnologia e a arte como ingredientes para esse desafio educacional. O objetivo é formar pessoas com olhares diferentes: inovadoras e empreendedoras.

“A metodologia trabalha com oficinas que estimulam as crianças a questionarem métodos e processos, fazerem coisas novas, acreditarem que podem mudar o seu mundo! As habilidades adquiridas e os comportamentos estimulados e praticados no decorrer dos projetos consolidam-se como hábito e permitem usufruir dos benefícios de ser um Maker no decorrer da vida”, explicou Fernanda Andreello, vice-diretora do Colégio PoliBrasil.

Neste método, o conhecimento não é apresentado da forma tradicional, verticalmente do professor para o aluno. Ele é baseada em um processo de descoberta com o professor no papel do “mediador”, sempre partindo de uma demanda do aluno.

O papel da Little Maker é fornecer o ambiente, material e abordagens adequadas para que os alunos projetem suas próprias invenções, exercitando a criatividade, o protagonismo, a persistência, o compartilhamento, o erro como aprendizagem e a sua própria realização como indivíduo.

O método visa tirar o aluno de uma posição passiva para uma posição ativa, para que eles levem a prática arraigada para todas as áreas da vida, transformando a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.

Baseado nos conteúdos específicos presentes na BNCC, este programa se integra ao currículo vigente das escolas, possibilitando a aproximação entre matérias, cotidiano e as experiências de cada sujeito, transformando o aprender em algo significativo para o aluno e colocando o conhecimento em movimento.